Blog

Visitando a Casa Cor SP 30ª edição

A maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, a Casa Cor, está acontecendo em várias cidades espalhadas pelo mundo. Dentre elas, a maior de todo o Brasil acontece em São Paulo em sua 30ª edição entre os dias 17 de maio e 10 de julho, e ocupa o prédio do ambulatório do Jockey Club que segue o estilo art déco paulistano construído no início do século 20.

Dedicada a arquitetos, designers, lojistas e podendo ser visitada por todo o público, a mostra reúne ambientes de profissionais consagrados e também jovens talentos da área. Roberto Migotto, David Bastos, João Armentano e Dado Castello Branco são apenas alguns nomes que assinam os 70 ambientes.

Em uma visita muito agradável que durou em média 4 horas, pudemos vivenciar as várias sensações e experiências de morar que a mostra nos proporciona. E destacamos alguns ambientes que nos atraíram.

LIVING DOS AMIGOS de Alexandra Tobler

A proposta da arquiteta é reatar a união entre as pessoas, união esta que está se perdendo no mundo virtual. O ambiente multifuncional, muito utilizado atualmente, com funções de compartilhar, celebrar e viver as relações entre os amigos, tem referência escandinava trazendo tons pastéis e objetos garimpados de brechós, o que traz muita personalidade a qualquer ambiente. Bastante aconchegante, criativo e com certa delicadeza feminina sem exageros.

As composições com molduras e quadros nos servem como inspiração para reproduzirmos em casa.

JARDIM SUSPENSO de Andrea Teixeira e Feranda Negrelli

Com ares de gazebo de inverno, o destaque principal deste ambiente tão sofisticado e aconchegante fica para a combinação infalível de materiais. O piso em mármore crema marfil em acabamento opaco é a base da cartela de cores. A partir dele vem a marcenaria em carvalho americano certificado, as cortinas de palha e os objetos de destaque em dourado fosco, que é uma tendência muito forte, e tons neutros. Com esta base sóbria formada, as plantas espalhadas por todo o ambiente se tornam o personagem principal. Neste ambiente, a prateleira suspensa é uma ótima sugestão para trazermos pra casa.

HOT SPOT de Moacir Schmitt Jr. E Salvio Moraes Jr.

Este é o exemplo de um estar com olhar contemporâneo, inspirado em ambientes nova-iorquinos e parisienses.

Destinado ao relaxamento, curtir um som, ler e degustar bebidas, o mobiliário em forma curva e solto deixa o ambiente versátil, com movimento e proporciona maior interação entre as pessoas.

O que chama mais atenção é continuidade formada entre o piso e as paredes, revestidos do mesmo material, o parquet de madeira carbonizada, um dos hits desta edição.hot-spot-1

COZINHA GOURMET TODESCHINI de Guilherme Torres

Chamada também de cozinha do futuro, este ambiente traz os estudos das inovações em andamento para a próxima década. A começar pela bancada de corian, material sintético disponível em marmorarias, que oculta a pia, a máquina de lavar louça, um armário e até funciona como carregador de celular. Isso mesmo! Basta apoiar o celular sobre um ponto específico da bancada que a bateria será recarregada. A mesa central de inox faz as vezes do fogão, funcionando por indução eletromagnética de calor. Na extremidade ela cozinha os alimentos, e na sua extensão ela cumpre a função de mesa mesmo, porém conservando a temperatura dos pratos e copos dispostos sobre ela. A geladeira tradicional também ganhou uma nova roupagem. Ela foi substituída por um armário com embalagens indutoras que, sozinhas, congelam os alimentos, dispensando estar em um ambiente frio.

Tecnologias todas que prometem estar dentro de sua casa em até 2026.

cozinha-gourmet-2 cozinha-gourmet-1

JARDIM CABOCLO de Marcelo Faisal

O jardim que chama muita atenção por sua rusticidade e simplicidade representa a história da colonização brasileira através das canoas, barcos e cascos e da areia que circunda os exuberantes coqueiros remetendo as praias do nordeste brasileiro.

As cicas (Cyca  revoluta) que vestem o jardim representam a força do caboclo.