Blog

Você moraria em uma Igreja?

 

Você pode gostar ou não, mas vai concordar conosco de que essa intervenção foi um tanto ousada. Vamos explicar.

Mobiliário ainda presente: Os bancos originais da igreja, ganham nova função, integrando-se à mesa de jantar.

Na Holanda existem centenas de igrejas vazias. Devido à diminuição na frequência das pessoas nos templos e o custo de manutenção, nos próximos anos aproximadamente mais 1000 igrejas ainda perderão sua função original.

Como demolição é cada vez menos comum, as igrejas sem ocupação são reestruturadas e adaptadas a um novo uso. Esta perdeu sua função desde 1991 e anteriormente já foi usada como um showroom de móveis e também alugada para eventos.

O pé direito alto permite intervenções criativas no espaço.

Para a idéia de moradia, a proposta dos arquitetos foi de reutilizar sem alterar a forma e a identidade, ocupando o que já existia mas com o cuidado de não demolir nenhuma área interna, dando somente uma nova leitura aos ambientes. Desta forma, uma remodelação se torna possível no futuro.

A fachada foi mantida completamente intacta e é através dos vitrais originais que entra a luz natural. O piso já existente e as portas de vidro também foram mantidos. Mas os 14 metros de pé direito permitiu a execução de um pavimento intermediário realçando o espaço e a visão geral da igreja. Além disso, outra intervenção feita foi a aplicação de divisórias que separam sala, quarto e banheiro. Com isso, o impacto monumental da Igreja é dominante, mas em muitos momentos o novo visual prevalece.

 

Abaixo seguem as plantas baixas do projeto arquitetônico:

Para quem quer conferir outros projetos desse escritório, inclusive outras intervenções como essa, é só clicar aqui.