Blog

Rios Urbanos

Não é de hoje que se fala em reabrir rios canalizados, ou requalificar rios urbanos. Casos como o do rio Tâmisa na Inglaterra, Sena na França ou do rio Han na Coréia do Sul são exemplos de que é possível, e têm inspirado outras cidades. C omo é o caso de Milão, onde  há pouco, o prefeito Giuseppe Sala propôs reabrir os canais navegáveis do bairro de Navigli.

A proposta agora vem do escritório de arquitetura curitibano Solo Arquitetos, que sugere que Curitiba reabra trechos canalizados dos rios Belém e Ivo, no Centro da cidade.  Segundo os arquitetos, a despoluição e descanalização de trechos dos rios Belém e Ivo podem ajudar na transformação de áreas degradadas do Centro.

“A cidade pode trilhar outros caminhos. Os espaços podem ser ocupados de formas diferentes”, explicam os arquitetos envolvidos no projeto. “Os rios são vistos como problema, mas enxergamos na descanalização a chance de retomarmos a relação do cidadão com o rio, trazendo mais vitalidade para a área degradada do centro.”

Imagens: Solo Arquitetos/Expo 2017/Divulgação
Imagens: Solo Arquitetos/Expo 2017/Divulgação
Escritório curitibano propõe reabertura de alguns trechos dos rios Ivo e Belém para ajudar a transformar a cidade com mais espaços de lazer e descanso. Imagens: Solo Arquitetos/Expo 2017/Divulgação
Imagens: Solo Arquitetos/Expo 2017/Divulgação

Na proposta, os arquitetos apontam pelo menos seis maneiras diferentes de interação do rio com o resto da cidade, que pode ser com escadas de acesso, modo arquibancada, apenas com vegetação ciliar e modelos híbridos, como mostra a figura abaixo:

Imagens: Solo Arquitetos/Expo 2017/Divulgação

O projeto foi feito para a Exposição Arquitetura para Curitiba 2017, que reúne várias propostas para repensar a cidade.

A cidade de Uberlândia, assim como tantas outras do Brasil, também tem córregos canalizados e lida com problemas advindos disto. O pouco que tivemos executado do projeto original para o Parque Linear do rio Uberabinha,  já nos deu um gostinho dos benefícios que ter um convívio com a natureza em meio urbano pode nos trazer. Queremos ver cada vez mais propostas deste tipo saindo do papel!

#Arquitetura #urbanismo #meioambiente #cidadessustentáveis #sustentabilidade #água #rios #bringbacktheriver