Blog

O que é Hygge e o que isso tem a ver com o pensar a arquitetura!?

E aí? Você já ouviu, leu, se deparou com a hashtag hygge enquanto passeava por alguma rede social?

Hygge (pronuncia-se “ruuga”) é uma palavra de origem escandinava que não tem uma tradução exata para o português. Está relacionada ao acolhimento, aconchego, em suma, tudo o que pode trazer conforto e sensação de bem-estar.

Não é de se admirar que seja um conceito nórdico, alguns países da Escandinávia tem apenas quatro horas de sol por dia durante o inverno, com  temperaturas ao redor de 0ºC, o que leva as pessoas  a passarem mais tempo dentro de casa. Nessas  circunstâncias o aconchego e o bem estar nesse ambiente tomam uma nova importância. O conceito  não tem necessariamente a ver apenas com o ambiente em si, mas com  experiências e sensações que podem ser vividas e sentidas nele, com momentos em família ou com amigos, boas leituras, boas comidas, boas lembranças. Tudo isso é hygge

Tá, mas onde entra a arquitetura nessa história? E como transportar esse conceito que vem de países tão diferentes do nosso ensolarado Brasil?

Não temos um inverno tão rigoroso por aqui, mas temos cidades  onde tudo é em excesso: informação, poluição, estresse, correria, trânsito, violência, barulho… Dessa forma o lar acaba se tornando um refúgio, um lugar de descanso, de  conforto, de contemplação, de momentos com a família e amigos, de pausa  dessa vida que  passa depressa lá fora.

O papel da arquitetura é entender esse anseio e criar o cenário para esses momentos. Hygge tem a ver  com experiências e sensações; utilizar objetos que tenham memória (uma poltrona da casa da avó por exemplo, ou um objeto adquirido em uma viagem, a obra de um artista local) ajuda  a construir  significados e contar  histórias.

Outro caminho é priorizar materiais rústicos e naturais como a madeira, pedra, cimento, metal e trazer o verde para dentro de casa. Isso ajuda a trazer texturas e cheiros para o ambiente, além reforçar a sensação de  simplicidade e naturalidade. A iluminação é mais um elemento chave pra trazer conforto e harmonia a esses cenários.

Criar contrastes de luz e sombra, fazer uso de lâmpadas  de luz amarela (mais apropriadas para ambientes de descanso) e, sempre que possível  se utilizar ao máximo da luz natural.

Em suma o Hygge vem para humanizar nossos ambientes, tendência ou não, nós gostamos! E vocês?