Blog

Cozinha Gourmet: a Nova Sala de Estar | Casa Cor Goiás 2011

Mais do que uma tendência, é um estilo de vida. As chamadas cozinhas gourmets são tipos de espaço cada vez mais procurados hoje no Brasil, graças ao atual encantamento das pessoas pela gastronomia.

Mas o que define uma cozinha gourmet? Antes de tudo, ela pode ser integrada à sala de estar ou jantar com um balcão no lugar de uma das paredes, no estilo “cozinha americana”. Afinal, não estamos mais falando daquele cômodo fumacento e engordurado restrito à dona de casa. A ideia é permitir que cozinheiros e convidados interajam, estendendo a festa para além da hora de servir. O balcão também confere sensação de amplitude à sala, além de fornecer mais espaço para trabalhar na cozinha. Também é importante não haver muitos armários, tudo precisa estar à mão – panelas e utensílios pendurados na parede – para ficar mais fácil de se mexer e de se organizar.

E o que é Gourmet? Gourmet é aquela pessoa que convida os amigos para jantar ou almoçar em casa e, quando eles chegam, nenhum prato está pronto. Neste momento, todos o acompanham até a cozinha e, enquanto se servem de vinho e petiscos, ficam observando o chef preparar o cardápio e aproveitam para colocar a conversa em dia.

A cozinha gourmet é um tipo de projeto que é compatível com qualquer espaço ou orçamento e prioriza o conforto e a boa circulação. Em apartamentos menores a opção pela cozinha gourmet é ainda melhor porque amplia os cômodos. Mas é importante lembrar que o sonho de uma cozinha planejada e integrada não é mais exclusivo do gênero feminino, muitas vezes são os homens que requisitam uma cozinha diferenciada. Os recém-casados e pessoas que moram só também estão optando por este tipo de projeto.

Alguns móveis e eletrodomésticos são característicos da cozinha gourmet planejada, como é o caso do cooktop (fogão de mesa), forno de pizza, adega e churrasqueira embutidos. Todos os eletrodomésticos que adotam uma estrutura para embutir são bem vindos a esse estilo de cozinha.

É importante que o espaço seja aproveitado de uma forma inteligente, combinando os móveis com harmonia para criar acima de tudo um ambiente confortável. A tecnologia é o principal recurso desse estilo de cozinha, pois torna o espaço gourmet um verdadeiro ambiente de lazer e originalidade para cozinhar.

Estas são imagens de cozinhas gourmet presentes na Casa Cor Goiás 2011