Blog

Viva Lina!

Image
foto: Lina Bo Bardi

Hoje, 05 de dezembro 2013, Lina Bo Bardi completaria  99 anos.

A arquiteta que nasceu na Itália, veio para o Brasil em 1946, e em 1951 naturalizou-se brasileira.

Aqui, Lina apaixona-se pela cultura popular. Essa admiração fica expressa de maneira bem clara em seus projetos, que primavam por uma arquitetura viva, habitada, com gente.

Entre suas obras mais conhecidas estão o Sesc Pompéia e o MASP em São Paulo. 

Imagem
croqui: teatro do SESC Pompéia

A cidade de Uberlândia, terrinha aqui da Cia de Arquitetura, tem o orgulho de ter a única obra dessa arquiteta em Minas Gerais.

Imagem
croqui: Igreja do Divino Espírito Santo do Cerrado

A  singela Igreja do Espirito Santo do Cerrado, construída em um sistema de mutirão, um trabalho em conjunto entre arquiteto e mão-de-obra. De 1975 a 1981, Lina esteve por diversas vezes em Uberlândia acompanhando o projeto.

Em meio a toda a recente discussão causada pela declaração do atual curador do MASP sobre possíveis intenções de fechar o vão livre do museu, deixamos aqui esse croqui onde ela já previa as pixações no teto do vão, como parte da ocupação de um espaço pertencente à cidade.

Imagem
croqui: vão livre do Museu de Arte de São Paulo

“[…] minha preocupação básica foi a de fazer uma arquitetura feia, uma arquitetura que não fosse uma arquitetura formal, embora tenha ainda, infelizmente, problemas formais. Uma arquitetura ruim e com espaços livres que pudessem ser criados pela coletividade. Assim nasceu o grande belvedere do museu, com a escadinha pequena. A escadinha não é uma escadaria áulica, mas uma escadinha-tribuna que pode ser transformada em um palanque. Eu quis fazer um projeto ruim. Isto é, feio formalmente e arquitetonicamente, mas que fosse um espaço aproveitável, que fosse uma coisa aproveitada pelos homens.”

Generosa, a Dona Lina. Fazendo arquitetura não para si mesma, mas para a cidade, e quem vive nela.